30 de outubro de 2010

Tempo !!!! O que você faz com o seu ?

Assim como todo mundo, sinto que esse ano de 2010 passou muito rápido!
Até ai nenhuma novidade !
Assim como todos, também sinto que não tenho muito tempo para nada, mas diferente da maioria das pessoas, sempre encontro um tempinho a mais para algo novo.
Na verdade acredito que o tempo é a gente quem faz !
Acho que posso sacrificar 1 ou 2 horas de sono em função das coisas que me fazem feliz ( para isso foram feitos os óculos escuros ).
Essa semana estive em Joinville, participei de um workshop de Natal junto de 4 artistas da cidade, grandes artistas que me ensinaram muito : Lenir Zimmerman, Lizete Schwalbe, Lucia Momm e Julie Misse.
Esse evento foi realizado pela Casa Döhler , a antiga loja da Döhler, que foi toda reformada e reestilizada.
Enfim, o evento levou cerca de 500 pessoas que fizeram parte de uma das oficinas oferecidas e nelas puderam aprender , ensinar e se divertir conosco durante 3 horas.
Mas o que tem isso a ver com o tempo ?
Essa foi uma das atividades que não estavam previstas para o ano, assim como outras que surgiram no decorrer do período, ações como o programa Mais Você, comemorativo de 11 anos, da semana passada, a oficina para os Dentistas do Bem e a palestra em Cáceres, interior do Mato Grosso, para cerca de 100 artesãos da cidade, no último dia 14.
São atividades que de tão prazerosas acabam sendo um ganho, um incentivo que preciso para entender os comandos do destino ( sempre busco explicações positivas para o inesperado).
Mas isso só se torna agradável e realmente eficiente, por ser olhado como algo que vale a pena, são os detalhes desses acontecimentos que os fazem realmente valiosos.
Assim ao fechar os olhos, posso ver flashs de coisas boas ocorridas durante o dia e suspirar por ter tido fôlego para tudo que aconteceu.
A cada novo dia faço uma oração agradecendo pelo que virá, pois sei que de repente, do nada, algo supreendente pode surgir e pode ter certeza, aceitarei de bom grado.
Para se viver intensamente, é preciso ter coragem e bom humor, porque se você bobear, a onda te leva e você vai acordar em um banco de areia sem ninguém para prosear.
Como diz o José Simão, quem fica parado é poste !!!!!
Então ..... Vamos nessa !!!
Boa semana,
Marcelo Darghan
PS : Dêem uma lida no blog de uma amiga muito querida, a Dedê : www.blogdadede.com.br

24 de outubro de 2010

Um dia mais que especial !

Há dias que esperamos que sejam especiais, mas por mais que você espere, alguns se superam, tornando-se inesquecíveis.
Dia 18 de outubro de 2010 foi assim, um dia memorável.
Começou às 5 horas da manhã em pleno Parque Ibirapuera organizando um evento que aconteceria às 11 horas.
Com tudo encaminhado, às 6:15, um carro da Rede Globo, encontrou-me no Parque junto com minhas amigas Cristina Bottallo e Denise Meneghello e fomos à gravação dos 11 anos do Programa Mais Você.
Tudo ótimo, tudo lindo, amigos reunidos para comemorar a amiga Ana Maria Braga.

Cris, Déa, Peter, Tathy,Eu e Damaris.
Terminada a gravação, Cris e Eu corremos ao Parque Ibirapuera, para um momento único, ajudar 250 dentistas a pintarem seus auto-retratos. Pessoas que a principio nunca tinham pintado nada, de várias partes do Brasil, integrantes da Turma do Bem ( ONG do meu amigo Fábio Bibancos ), estavam em São Paulo para uma série de atividades, incluindo esse workshop e o prêmio "Sorriso do Bem".

Enfim, esses novos artistas arrasaram, conseguiram em menos de 2 horas colocar em uma tela sua imagem, algumas divertidas, outras emocionais, muitas bem criativas e , todas, expressavam um sorriso. Incrível !!!

Cris e Eu no Ibirapuera

Alguns trabalhos dos Dentistas do Bem

Terminada essa parte do dia, corremos para o HSBC Brasil, onde seria realizada a premiação, precisavamos concluir  10 bonecos que identificariam as cidades finalistas do prêmio.  Junto das inseparáveis Elaine e Regiane ( que desde as 5 e meia estavam a postos ) , finalizamos os bonecos e ficamos na função do prêmio.


No palco sobre a orquestra, cópias dos auto-retratos dos Assistentes do Bem, trabalho que deu origem ao trabalho feito no Ibirapuera. Uma história linda, que conto em outro momento.
No saguão do HSBC, um painel misturando o trabalho dos dentistas com os dos Assistentes do Bem, davam boas vindas aos convidados, lindo trabalho de uma equipe incrível, que me deixou muito emocionado de fazer parte de uma corrente forte e sensivel.

Depois disso era apenas curtir a festa e relaxar. Mas as emoções ainda não tinham acabado, Tarcisio Filho entra no palco para premiar os voluntários do ano e não é que de repente ouço meu nome !!!! Surpresa na noite, sem imaginar, recebo um dos prêmios da noite. Que emoção, ao lado de minha familia e amigos, diante de 2.000 pessoas recebo uma homenagem de um grupo de pessoas que se reune para fazer o bem. Indescritível !

E você acha que tudo isso foi suficiente ? Engano seu, ao chegar em minha casa, quase 2 horas da manhã, encontro na porta de meu apartamento 3 dúzias de rosas em botão, com um recado doce e terno :
" Marcelo, Sou Mais Você para sempre, beijos, Ana Maria Braga. "
Pois é, um dia que prometia ser incrível, foi muito mais que isso, pelo simples fato de ter sido vivido com todo amor e alegria que o coração poderia oferecer, com todas as pessoas que estão realmente ao seu lado, oferecendo e recebendo algo muito precioso : Seu sorriso.
Afinal, sorrir faz bem, muuuuito bem!
Feliz Sorriso,
Marcelo Darghan

Meu agradecimento mais que especial às meninas que estão sempre a postos para uma boa farofa : Cristina Bottallo, Elaine Anselmo, Ivone Buzzolin, Meire Bertolini, Regiane Dantas e Rosely Egidio.
Rosely, Meire, Ivone, Regiane e Cris ( faltou Elaine que deve ter tirado essa foto ).

13 de outubro de 2010

Qual o melhor de bolo de fubá do mundo?

Qual a melhor receita para um bolo de fubá ?
A maioria das pessoas vai dizer : " Da minha mãe ! " ou " Da minha avó ! " .
Na verdade somos aquilo que aprendemos a ser, a gostar do que nos foi apresentado por quem amamos, por respeitar a história de nossas vidas.

Por isso não adianta pedir ética a quem viveu em um ambiente de "espertos", assim como não se pode exigir a verdade de quem passou a vida na mentira, nem o amor de quem sempre foi desrespeitado.

O nosso "bolo de fubá" será sempre da maneira que alguém nos ensinou, o café será com a medida de açucar ou adoçante que alguém nos disse pra ser e os valores e comportamentos idem.
           

Até o momento que você perceber que pode mudar algumas coisas e simplesmente não colocar erva-doce no bolo, deixar o café mais amargo, parar de tomar leite.
Ou seja, mudar o discurso e arriscar ser algo que não estava no roteiro !
Mas...... Nunca se esqueça : As pessoas são o que são e você não vai mudar a receita delas. 
Mude o seu roteiro e deixe que os outros cuidem da sua receita, na hora que acharem melhor, sabendo que pode ser que isso nunca aconteça.
Mas isso é problema delas.. Não seu !
Beijos,
Marcelo Darghan

9 de outubro de 2010

Esse teu olhar !!!!

O olhar de cada um é muito particular e identifica uma série de sutilezas a respeito do indivíduo.
Muitas vezes coisas bobas, que fazem uma diferença brutal quando ampliadas, se perdem na corrida do dia.

Dentro do contexto geral aquilo é apenas um detalhe, mas muitas vezes esse detalhe pode surpreender.
     
Se olharmos para outro lado, não aquele óbvio, mas sim, aquele que ninguém presta atenção, poderemos descobrir uma nova maneira de entender o universo em que vivemos, e , me arrisco até a dizer, compreender atitudes alheias que achamos absurdas, exatamente por serem fruto desse pequeno detalhe que não haviamos notado.


Tente mudar seu foco, olhar para o teto de um hall, o piso de um salão, ou quem sabe, uma folha perdida no meio do caminho, com certeza seu olhar ficará mais afinado , mais atento e, sem perceber, sua intuição e criatividade serão estimuladas, trazendo até novas idéias e soluções para problemas antigos.


Não custa nada, faça uma experiência e supreenda-se !!!!
Deixe de apenas olhar e passe a enxergar !!!
Marcelo Darghan

3 de outubro de 2010

Lhe desejo

Lhe desejo toda a felicidade do mundo, todos os prazeres e alegrias que puder experimentar.
Amigos verdadeiros e fiéis, que estejam sempre ao seu lado para o que for.
Saúde, para poder realizar tudo de mais lindo em sua vida.
Também lhe desejo sorte e muito sucesso, que seu talento seja reconhecido e isso lhe traga coisas fantásticas.
Lhe desejo também a verdade acima de tudo, pois mentiras já causaram muitos problemas e sofrimento.
Quero também que você tenha o sol, a lua e as estrelas para cobrir seu caminho.
Um pouco de chuva cai bem para dormir aquele pouquinho mais, ou quem sabe para tomar um banho inesperado.
Que também tenha neve em seu caminho, e fofa, te deixe deslizar leve sobre ela.
Quero que você possa provar todos os sabores de todas as comidas novas e diferentes, mas que nunca perca o sabor da pipoca.
Vou te desejar também a Fé, para que você saiba que tudo vai melhorar. Sempre !
Te desejo lágrimas de emoção e muitas gargalhadas de pura felicidade.
Outra coisa muito importante : Que você tenha um sonho e o realize, seja de uma viagem, de uma conquista, ou apenas um sonho de valsa, mas que o tenha.
Ah! E que você tenha também um grande amor ! Desses que te arrebatam , iluminam e lhe ofereça tudo que merece. Do arrepio ao conforto.
Daqueles que cada dia te decifre de uma maneira e se mostre novo, mesmo que já saiba de tudo.
Lhe desejo também Flores e surpresas.
Mas mais do que tudo lhe desejo a música, em toda sua essência, a dança de todos os movimentos e que sempre haja um abraço forte que lhe proteja. Pois é ai que reside o amor, na batida forte do coração, que de tão perfeita se faz música, dança e aconchego.
Que você possa amar e se sentir amado.
Com amor,
Marcelo Darghan
A todos que estiverem lendo isso... É o que eu desejo !
 

1 de outubro de 2010

A magia nossa de cada dia !

Meu maior desafio hoje é manter viva a magia de cada dia. 
Acredito que todo assunto tenha um tanto de magia e quero que esse encanto permaneça , mas é necessário acreditar em alguns mistérios, ter confiança e principalmente exercer a generosidade do olhar sobre tudo e todos.
Paradoxalmente, tenho visto e sentido muita crueldade, frieza e descaso com assuntos realmente relevantes. Isso me preocupa.
Fui educado de maneira a acreditar no outro, confiar na palavra dita e, acima de tudo, ter ética e caráter nas relações, sejam profissionais ou pessoais.
Sinto hoje, uma certa dificuldade em lidar com o jogo de cena das pessoas.
Sou tolo, me abro com muita facilidade, não tenho o que esconder. Boas ou não, minhas ações são espontâneas, verdadeiras, simplesmente não consigo esconde-las, quem me conhece sabe disso.
Lógicamente isso tem um preço, mas eu pago, não fujo, nem simulo ser outra pessoa.
Pelo menos quem está ao meu lado, sabe exatamente quem sou e por ser assim , me permito sonhar, acreditar em bobagens, ver magia no dia a dia, vislumbrar a beleza de cada momento e tentar ver sempre o lado positivo.
Para que o encanto sobreviva é fundamental ter valores fortes e a verdade sempre presente, assim há espaço para o sonho. Para a fé.
Gosto de imaginar que todos temos direito a asas, mas que voamos melhor quando estamos juntos e íntegros. Prontos para a verdade e o encantamento.
Vamos voar!